20/08/11

Sou assim e Não mudo!

Outro dia escutei uma pessoa me falar exatamente essa frase, o que me deixou muito triste com a atitude tão imatura, e ainda mais vindo de uma pessoa tão jovem. Pois as mudanças são constantes, e a única certeza que temos é que as coisas evoluem. Se ficarmos com nosso ego, com nosso "eu sou assim" e não aceitamos que as coisas mudam, com certeza ficaremos para traz. E, se você também pensa assim está fadado a ficar sozinho, e com certeza perderá muitas oportunidades.
Toda vez que temos um novo amor temos que mudar. Quando arrumamos um novo emprego temos que mudar. Pois cada empresa tem sua cultura, suas crenças e valores e, para se dar bem nesta nova empresa teremos que mudar algumas atitudes, pois o que era bom em outra empresa poderá não ser bom nessa nova empresa. Os sistemas mudam, as pessoas mudam e se não conseguimos mudar para acompanhar não conseguiremos ir para frente em lugar algum. E as empresas precisam de pessoas com flexibilidade para aceitar as mudanças que o mercado e a vida exigem.
Trabalhei em algumas empresas, e alguns estados como Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Brasília e nos Estados Unidos e em cada lugar tive que rever meus conceitos, coisas que achava que seriam boas em uma empresa em outra já não cabiam, a cultura das empresas são diferentes, até mesmo a cultura de cada estado tive que me adaptar evoluir, aceitar que as mudanças são necessárias. Aceitei muitos conselhos de pessoas por onde passei. Na maioria das vezes as pessoas dão dicas e nos orientam para termos um melhor desempenho, não para nos prejudicar, e se não sabemos ouvir e aceitar que temos que mudar iremos ficar isolados, sem amigos e sem parceiros.
Peter Druker um conhecedor em administração e em pessoas dizia que "as pessoas são contratadas pelas suas qualidades, mas normalmente são demitidas por suas atitudes." E isso exemplifica muito bem este artigo, somos contratados pelas nossas qualidades e competências, mas se não assimilamos a cultura, a missão e a visão da empresa acabaremos sendo demitidos, e isso é conseqüência de não aceitar mudar, de ter uma atitude de não mudo e não aceito mudança.
A vida é assim. Quando vamos para a escola mudamos, quando namoramos mudamos, quando casamos mudamos completamente, quando temos filhos mudamos, a vida é repleta de mudanças. A todo o momento tudo se renova tudo muda.
Sabe aquela pessoa que fica no canto da sala resmungando da vida, reclamando que o vestido da filha é curto demais, que o celular é coisa do diabo, fica reclamando dos políticos, dizendo isso e aquilo, e que não muda seu modo de pensar e ver as coisas? Pois é, essa pessoa raramente será convidada para festas, porque ninguém a quer por perto, quem vai querer ficar perto de uma pessoa que só reclama e não aceita as mudanças que a vida naturalmente nos impõe? Ninguém gosta de pessoas assim, que são irredutíveis ou mesquinhas ao ponto de dizer "eu sou assim e não mudo".
E se você não esta sendo convidado para festas ou não para em emprego é melhor rever suas atitudes e conceitos sobre mudanças.

"A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro." (John Kennedy).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...