26/05/2013

Artigo da Semana: Traição


Alguns traumas acontecem em nossas vidas quando somos invadidos por coisas ruins que outras pessoas provocam dentro de nós. Só que às vezes não concertamos isso dentro de nós e não nos preparamos para enfrentar esse lado ruim, e acabamos nos transformando em escravos desse lixo que jogaram na gente. E ai vamos sendo traumatizados pela vida, com encontros desastrosos de pessoas que um dia provocaram aquilo que a gente tem de pior, e nós aceitamos, nós registramos dentro de nós o que o outro despertou de pior em nós.
E quando é que esses traumas acontecem?
Quando a gente é traído. Quem ainda não foi traído? Quem não foi prepare-se, um dia será com certeza.
E a traição vira dos seus amigos, ela vira dos seus inimigos, do seu marido, da sua esposa, do seu filho, do seu patrão, dos colegas de trabalho. A traição virá. Até Jesus foi traído. Mas a questão é o que eu faço com a traição que eu recebo? O Que eu faço?
A traição ela é tão dolorosa que ela nos joga no fundo do poço. A gente tem vergonha da gente mesmo. Ser traído é uma sensação que você tem de ter perdido seu valor. Porque você relativiza seu valor. O outro relativizou o seu valor no momento que te traiu, e ao observar a traição que lhe foi feita você corre o risco de colocar o valor que você tem.
Mas combater o inimigo que te traiu é fácil, o problema é combater o inimigo que esta dentro de nós, olhar para você mesmo depois do momento da traição e redescobrir seu valor como pessoa, e não deixar que a traição do outro se registre dentro de você como uma emoção negativa, como um afeto negativo. Pode ter doído, tanto que doeu. Mas a dor não tem que doer a vida inteira. Porque senão o seu inimigo continuará sendo a vida inteira o seu traidor. Vai continuar te traindo a vida inteira, porque ele legitima a presença dentro de você através de você mesmo. Quantas vezes você já foi enganado? Passado para trás?
E o grande problema não é cair, o problema é não saber levantar. Quantas pedras já te atiraram quantas fofocas já falaram de você? E o quanto essa fofoca já te machucou? E o problema é que o outro atira à pedra e ai a gente segura à pedra e ai a gente se joga a pedra de novo, e de novo, e de novo. Ai o problema não esta no outro que te traiu, o problema esta na gente que recolhe a pedra da traição e ficamos nos jogando o tempo todo. E nossos sentimentos acabam nos traindo e nos jogando para o fundo do poço, pois não somos capazes de jogar a pedra fora.
Fo traído? "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima."
Não vai colocar na moldura do seu coração a traição, porque isso só vai lhe trazer infelicidade. E normalmente a gente adora decorar o coração, quando encontra uma pessoa fica lembrando, fica falando, digo isso porque sou assim, muitas vezes também não esqueço, mas toda vez que falamos com alguém sobre a traição sofrida, acabamos jogando a pedra em nós mesmos de novo.
Não resolve!
A melhor coisa que tem que fazer é jogar a pedra fora. Esqueça. Sei que temos vontade de nos vingar, de dar o troco, de fazer besteira, de brigar. Esqueça. Não adianta. Não permita que o seu traidor continue lhe traindo pela força das suas mãos.
Recorda-te de quem és. Olha para aqueles que você ama, olha para aqueles que te querem bem. E se isso não for razão suficiente para você esquecer, abandonar aquilo que esta te matando. Se isso não for razão eu não sei o que quer? Pois razão de mudança se desperta na vida, nas pedras, é nesse momento que temos que descobrir a razão que temos para continuar vivo. Nós não podemos ficar reféns das nossas tristezas, não podemos deixar que nossas tristezas se transforme em depressão.
E a vida é assim, às vezes ela nos dá uma rasteira tão grande que é difícil mesmo de se levantar. Mas e ai como reagir? Vai permitir que o trauma se instale em você? Ou vai transformar o momento em fonte de aprendizado?
Não devemos prestar atenção só naquilo que a gente perdeu. Quem presta atenção demais naquilo que perdeu corre o risco de perder o que esta ganhando hoje.
Nos não podemos transformar a traição num episodio pior do que já é? O que temos que fazer é dar um passo adiante sem saber o que vai ser. Pois hoje você pode pensar que a dor é insuportável, mas não é. Tudo passa.
"Tenha fé em Deus e tenha fé na vida. E tente outra vez."

Adaptado de palestra Pd. Fábio de Melo


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...