28/07/2015

Estar solteiro

Alguns amigos e amigas me cobram às vezes dizendo que eu preciso arrumar alguém que preciso ter alguém que preciso namorar ou até mesmo casar, afinal já faz dois anos que estou só. E sempre digo que não tenho pressa, que Deus na sua hora irá trazer alguém que será aquela que merecerá meu amor. Estou muito bem solteiro, não estou com pressa de arrumar um amor. Aprendi que para ser feliz não preciso necessariamente estar com alguém, pois quando aprendemos a ser felizes sozinhos a felicidade com outro será plena. Aprendi que não posso depositar minha felicidade em alguém, no que ela pode me proporcionar. Quero alguém para partilhar a minha felicidade para sermos amor em igualdade sem dependência, sem aquilo de: "não sei viver sem você!" Sabe sim, não viveu até agora sem essa pessoa? O amor é muito mais que isso, é ter alguém para partilhar as alegrias, tristezas, vitórias, não dependência. A ideia de uma pessoa ser o remédio para minha felicidade é horrível. Dostoievski escreveu que ficar sozinho é uma "necessidade natural, como dormir e comer". Schoppenhauer disse que as pessoas não suportam a solidão porque não suportam a si mesmas. Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão, entendemos que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro de nós mesmos e não a partir do outro. Ao perceber isso, nos tornamos menos críticos e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um. É preciso descobrir o prazer de estar na própria companhia. Se aceitar, se amar, aprender a desfrutar da sua companhia. Fazer coisas que te deixem feliz. Eu amo tanto estar só com minha liberdade e exercer o meu direito de ir e vir a qualquer hora, qualquer momento. Sair comer um lanche de madrugada sem ter que se justificar porque, ir à missa com meu filho, sair e andar pela rua, ir jogar bola e poder curtir uma amizade, beber um refrigerante sem ter hora pra voltar pra casa, sem ter alguém ligando cobrando para você ir embora. Poder viajar, flertar, paquerar, beijar, sem se preocupar. Poder fazer amizades e adicionar qualquer pessoa que queira sem ter que ficar dando explicações porque adicionou de onde conhece. Tenho dó daquelas pessoas que saem de um relacionamento e já engatam outro e saem de outro e engatam outro e outro, ficam com alguém só por carência, e nunca tem tempo pra si mesmas, não tem tempo de se conhecer, de se reinventar, de ter um momento só seu, de autoconhecimento mesmo. De ver onde errou onde acertou. De reinventar seus sonhos, não do outro, mas seus. Acho deprimente uma relação onde um depende única e exclusivamente do outro para ser feliz! Sem vida própria, sem perspectiva pessoal, não consegue ser feliz porque o outro não deixa. E deixa de estudar, de trabalhar, deixa seus sonhos pelo outro, são dependentes emocionalmente, e muitas vezes financeiramente. Deixam sua vida pra viver a do outro. E passam tempos se enganando que estão felizes, mas se o outro largar ela morre. Horrível viver assim. Quero dizer que não é porque eu decidi ESTAR solteiro que eu quero FICAR solteiro pra sempre, não é isso. Já tive meus relacionamentos, e não é por falta de opção que estou só. Mas como disse acredito que devemos ter esse momento só nosso

Um comentário:

  1. Luis, bela postagem!

    Meus parabéns!


    Abraço

    Se puder dá uma olhada no meu blog: http://minhasverdades03.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...